domingo, 5 de outubro de 2008

A Chama da Alma!

Havia um rei q apesar de ser mto rico, tinha a fama de ser um gde doador, desapegado de sua riqueza.
De uma forma bastante estranha, qto mais ele doava ao seu povo, auxiliando-o, mais os cofres do seu fabuloso palácio se enchiam.
Um dia, um sábio q estava passando por mtas dificuldades, procurou o rei.
Ele queria descobrir qual era o segredo daquele monarca.
Como sábio, ele pensava e ñ conseguia entender como é q o rei, q ñ estudava as Sagradas Escrituras, nem levava uma vida de penitência e renúncia, ao contrário, vivia rodeado de luxo e riquezas, podia ñ se contaminar c/tantas coisas materiais.
Afinal, ele, como sábio, havia renunciado a tdos os bens da terra, vivia meditando e estudando e, contudo, se reconhecia c/mtas dificuldades na alma.
Sentia-se em tormenta.
E o rei era virtuoso e amado por tdos.
Ao chegar em frente ao rei, perguntou-lhe qual era o segredo de viver daquela forma, e ele lhe respondeu:
- Acenda uma lamparina e passe por tdas as dependências do palácio e vc descobrirá qual é o meu segredo. Porém, há uma condição: se vc deixar q a chamada lamparina se apague, cairá morto no msm instante.
O sábio pegou uma lamparina, acendeu e começou a visitar tdas as salas do palácio.
Duas horas depois voltou à presença do rei, q lhe perguntou:
- Vc conseguiu ver tdas as minhas riquezas?
O sábio, q ainda estava tremendo da experiência pq temia perder a vida, se a chama apagasse, respondeu:
- Majestade, eu ñ vi absolutamente nada. Estava tão preocupado em manter acesa a chama da lamparina q só fui passando pelas salas, e ñ notei nada.
C/o olhar cheio de misericórdia, o rei contou o seu segredo:
- Pois é assim q eu vivo. Tenho tda minha atenção voltada p/manter acesa a chama da minha alma q, embora eu tenha tantas riquezas, elas ñ me afetam. Tenho a consciência de q sou eu q preciso iluminar meu mundo c/minha presença e ñ o contrário. Desconheço Autoria

1 comentários:

SuEli 5 de outubro de 2008 às 20:00  

Boa Noite, Nicholas. Gosto imensamente desse texto. Mas creio que só um Ser espiritual não se contamina com a material. O Ser espiritual dá valor ao que é espiritual e o ser carnal ao que é material. "Só se vê bem com os olhos do coração", "O essencial é invisível aos olhos."
Uma abençoada semana para vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,

Comentários

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP